Holter ECG
Diagnóstico preciso para a abordagem das arritmias

O holter veterinário é um exame que registra a atividade elétrica do coração durante 24 horas ininterruptas objetivando detectar alterações que não aparecem em um exame de eletrocardiograma de rotina.
A avaliação dinâmica e de longa duração possibilita o esclarecimento de sintomas paroxísticos (com inicio e fim súbitos) e ajuda o especialista em cardiologia a diagnosticar as causas de colapsos (síncopes ou convulsões) e ajustar doses de medicações antiarrítmicas ou que estão tratando a insuficiência cardíaca. Com a ajuda de um formulário onde o responsável pelo Pet preenche as atividades realizadas durante o exame, consegue-se muitos detalhes de como o motivo do exame relaciona-se ou não a uma alteração eletrocardiográfica.
O exame acontece durante as atividades diárias do paciente, permitindo observar as alterações espontâneas e ou por atividades físicas. É de extrema importância não deixar o pet sozinho por nenhum momento, visto que os sintomas clínicos que são alvo de pesquisa podem acontecer e não serem percebidos.

Como é feita a instalação?





O que são as arritmias?

As arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração atrapalhando a correta perfusão de sangue pelo corpo. Elas são divididas em dois grandes grupos:
Incluem-se aí as Taquicardias – quando o coração bate rápido demais e os ventrículos não conseguem se encher o suficiente – as Bradicardias – quando as batidas são muito lentas e o sangue não consegue chegar para oxigenar o corpo e as Extrassístoles – quando sítios diferentes ao marcapasso fisiológico (nodo sinusal) iniciam o batimento cardíaco, geralmente causando falhas no enchimento ou bombeamento.
São distúrbios onde ocorrem alterações na condução elétrica de átrios para ventriculos ou no interior dos ventriculos, geralmente acometendo o sistema especializado de condução e caracterizados principalmente pelos bloqueios atrioventriculares e nos ramos do feixe de His.